De repente, houve um aumento de adeptos à alimentação vegetariana, nada mais moderno e sensato para a era em que vivemos. Somos rodeados de informações a qualquer hora do dia devido a deliciosa internet. Não precisamos acreditar mais em tudo que nos dizem e já crescemos o suficiente para pensarmos no que é melhor para nós e para o Planeta. Contudo, nem todos estao contentes com isto e estão tentando, de forma vergonhosa, dar a volta por cima.
Surgiu em meio a isso um grupo de empresário cheios da grana que obtem seu rico e sangrento dinheiro à base de exploração animal com o chamado movimento “Pró Carne”. Estive aqui em minha cidade em uma de suas reuniões, infiltrada para saber quais eram seus argumentos. Sim, porque a ciencia e nós já sabemos, também, o que é bom para o nosso corpo e uma dieta rica em carne, principalmente vermelha, não é. Nada surpreendente, seus argumentos foram baseados apenas nas proteínas que a carne oferece (que por sinal é em excesso e proteína em excesso causa maleficios à saúde) e nada mais. De dar pena e vergonha, os caras estão desesperados.. A proposta deles era de lançar a todos os envolvidos nesta industria da morte um estimulo para incentivar a sociedade a comer mais carne, embasados num achismo, sem fundamento, um verdadeiro fiasco.
Escrevi este texto apenas para introdução e, talvez, complementar um ato não surpreendente e muito grave. Numa matéria de 2002, uma jornalista da revista VEJA escreveu sobre a alimentação vegetariana e distorceu espantosamente todas as informações enviadas por nada menos que Marly Winckler, Coordenadora para a América Latina da União Vegetariana Internacional (IVU). Nada satisfeita, Marly pedir direito de resposta, não sei se conseguiu, mas a encontrei no site do CMI (recomendo) e é simplesmente brilhante…
Abaixo segue suas palavras finais e depois o link para a matéria da Veja e resposta de Winckler, que vale e muito a ler inteira.
Veja: O interessante é que os pesquisadores não encontraram nenhuma vantagem na dieta sem carne que pudesse contrabalançar os prejuízos.
Marly Winckler: Se os pesquisadores não encontraram, e nem a senhora jornalista percebeu, eu vou lhe dizer quais são os benefícios de uma dieta vegetariana. São imensos e eu precisaria de um livro para descrevê-los, mas basta dizer que uma dieta vegetariana desde logo nos desassocia da crueldade com que são criados e abatidos milhares e milhares de seres indefesos que sentem dor e terror. Uma dieta vegetariana é mais saudável. O vegetariano tem risco reduzido de doenças crônicas e degenerativas, como cardiopatias, câncer, diabetes, obesidade, osteoporose, doenças da vesícula biliar e hipertensão. O meio ambiente também se beneficia com a adoção da dieta vegetariana. A criação de gado significa um uso muito ineficiente dos recursos, além de ser a principal responsável pela derrubada das florestas. São necessários 7 quilos de cereais e grãos para produzir um quilo de carne. Metade de toda a terra boa do mundo é destinada a pastagens. A indústria da carne é responsável por mais de metade da água consumida para todos os fins. Metade da colheita mundial de grãos foi consumida pelo gado nos anos oitenta. Num mundo onde a fome é uma realidade, o comer carne torna-se eticamente inaceitável.Finalmente, a tendenciosidade não é algo de que um veículo de comunicação possa se orgulhar, mas ela se torna insidiosa quando usada contra aqueles que não têm como se defender, os animais, e aqueles que têm todo o direito de receber informações precisas, os adolescentes e seus pais, que legitimamente se preocupam com uma possível deficiência alimentar dos filhos. A sra. Natasha Madov dispunha das informações que eu inseri acima, pois eu as enviei para ela. A revista Veja está na contramão da história. Em um momento em que todas as autoridades que tratam da questão alimentar se esforçam para fazer a população ingerir mais verduras, ela maldosamente intitula sua matéria dando a entender que verduras não contêm tanta vitamina assim. Os vegetarianos merecem respeito, os animais merecem respeito, os adolescentes merecem respeito e a sociedade merece respeito. Esta matéria, completamente tendenciosa e falsa, é uma afronta à inteligência humana. Exigimos reparação. http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2002/08/34464.shtml

No comments
Feed de comentários deste artigo