No Fórum de Telejornalismo da Unilago, lá fui eu recrutar um dos profissionais que estavam palestrando e tirando as dúvidas dos futuros jornalistas desta grande mídia sincera e verdadeira que vemos todos os dias…

Qual a sua opinião sobre a alimentaçao vegetariana?
Todo tipo de alimento é importante para o melhor funcionamento do nosso corpo. Vegetais estão entre os principais alimentos q devemos consumir todos os dias. Eu, apesar da correria diária, tento manter um equilíbrio na minha alimentação. Conhece ou já esteve em contato com alguém que optou por esta alimentação?
Já conheci várias pessoas q se dizem vegetarianas. Acho uma posição um pouco radical, mas elas têm, na maioria das vezes, consciência do que fazem.

Em algum dia de sua vida, já pensou, por motivos particulares em adotar esta alimentação.
Em me tornar um vegetariano, nunca pensei!

Uma das principais dores de cabeça da imprensa atualmente é o aquecimento global e, por sua vez, ela tem dado grande atenção ao assunto. Tenta-se conscientizar a população para tratar melhor do Planeta e, no entanto, nada ouvimos dizer sobre os danos que a pecuária causa ao meio ambiente. Pois segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) ela é responsável por 18% do total da emissão de gases poluentes, número maior que o de gases emitidos pelos meios de transportes. Porque o senhor acha que a imprensa ignora estes fatos?
Sinceramente, nunca ouvi falar dos gases emitidos por bovinos. Ouvi falar que gases emitidos por ovinos prejudicam a camada de ozônio. De qualquer maneira, mesmo se esses animais não fossem criados em cativeiro, seriam selvagens e se reproduziriam da mesma forma. A não ser q fossem extintos como muitas espécies que sumiram do planeta por culpa do homem. Isso sim deve ser uma preocupação da imprensa.

Por ter nascido em Barretos, o Senhor provavelmente teve sua criação numa cultura onde os animais são consumidos para alimentação e usados para entreter o público. Hoje em dia, qual sua visão sobre os Rodeios e a forma de como esta espécie é tratada?
Mesmo tendo nascido em Barretos, nunca gostei muito de rodeios.

O Senhor defenderia os Rodeios?
Não.

Sempre tive vontade de saber diretamente da imprensa o porque dela não avisar/alertar a população sobre os malefícios do consumo da carne, dentre eles, a pecuaria em si, altamente prejudiciária ao meio ambiente. Enfim, a resposta subtendida é muito mais clara que a resposta do talentoso jornalista Lúcio Ramos. Embora ele não tenha explicitado muito a resposta para minha pergunta (e eu o entendo perfeitamente) agradeço de coração o editor e apresentador da TV TEM, filial a Rede Globo do interior.

O que me deixa mais feliz é eu pude, por alguns minutos, fazer com que ele pensasse naquilo que nunca havia pensado antes…

Beijos e Luzz